sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Quem disse que cabelo não sente?


O que seria de nós mulheres sem os nossos cabelos? Dizem que o cabelo é a alma feminina, eles revelam muito da personalidade de uma mulher! E para que o cabelo esteja sempre lindo é necessário ter alguns cuidados e para que isso aconteça temos que conhecer os fios. E ai você sabe reconhecer seu tipo de cabelo? Essa informação é importante para escolher adequadamente os produtos específicos para as necessidades dos seus fios. 



Cabelos Oleosos:

Têm uma oleosidade natural excessiva e, por isso, ficam sem volume, com aspecto gorduroso e “pesado”. Os fios são, normalmente, finos. São brilhantes, macios e sedosos. Têm vida, balanço e volume naturais, além de volume adequado e aparência saudável. Não apresentam problemas de resseca mento ou de oleosidade excessiva.

Com pequenos cuidados e com um pouco de atenção, você verá que seus cabelos ficarão muito mais bonitos e sedutores do que nunca.

1-Procure manter os cabelos sempre soltos, evitando o uso de boinas, lenços, toucas ou chapéus que possam impedir a ventilação do couro cabeludo.

2- Não passe as mãos ou escove muito os cabelos. Evite também massagens no couro cabeludo. Esses são hábitos que estimulam a produção de óleo.

3- Lave os cabelos diariamente: limpeza é fundamental.

4 - Use xampus adstringentes, com pH neutro ou os específicos para cabelos oleosos. O ideal é alternar.

5- Use xampu anti-resíduo ou esfoliante capilar uma vez por semana.

6- Ao passar máscaras hidratantes, condicionadores e leave-in, passe sempre da metade da raiz até as pontas: jamais passe no couro cabeludo.

7- Evite água quente, pois a alta temperatura resseca os cabelos e, por isso, estimula a produção de mais oleosidade.

8- A formulação dos xampus deve proporcionar limpeza sem agressão à estrutura dos fios dos cabelos oleosos.

Receitas para ajudar você a cuidar do seu cabelo:
No liquidificador, bata uma maçã pequena e o suco de meio limão com meio copo de água mineral. Aplique no cabelo antes de lavar. Deixe agir por 15 minutos, enxágüe e lave como de costume.


Cabelos Normais:

Esse tipo de cabelo aceita tudo, fica bem com qualquer penteado e pode ser mantido com poucos gastos e cuidados simples. Quem tem os cabelos normais é tido como um privilegiado.

1- Manter os cabelos bem limpos e sempre em dia em relação ao asseio do couro cabeludo. 

2- Prefira sempre o uso de produtos neutros ou próprios para o uso em cabelos normais. 

3 - Uma dica a ser seguida religiosamente é cuidar da hidratação dos cabelos

Receitas para ajudar você a cuidar melhor dos seus cabelos:

Para dar Brilho:
No liquidificador bata meia colher de chá de óleo de abacate, meio abacate e duas colheres de sopa de iogurte natural. Depois de bater bem, lave os cabelos e passe a mistura nos fios, deixando agir por trinta minutos. Logo após é só enxaguar para finalizar.

Para fortalecer:
Cozinhe algumas folhas de babosa e esfregue-as no couro cabeludo. Deixe agir por quinze minutos e depois enxágüe bem. Você pode também retirar o sumo das babosas e apenas usá-lo como descrito acima. Antes faça um teste esfregando um pouco em um cantinho de pele para saber se você não é alérgica a babosa.

Cabelos Mistos:

Cabelo misto, como o próprio nome diz, é aquele que tem a raiz oleosa e as pontas secas, mas como tratá-los? Segundo alguns cabeleireiros há algumas formas de cuidar de cabelos mistos.
1- O primeiro cuidado começa com a lavagem com shampoo de limpeza profunda. Esse tipo de produto faz com que  a oleosidade seja combatida desde o couro cabeludo. Já para as pontas, que são secas o mais indicado para uma hidratação profunda são ampolas.
2 - Outra dica é usar shampoo e condicionador indicado para esse tipo de cabelo. O condicionador deve ser aplicado somente nas pontas e em quantidades econômicas. Essa segunda dica é a mais indicada para o dia-a-dia, enquanto que a primeira, em relação ao shampoo anti-resíduo, deve ser usado uma vez por semana, enquanto que a ampola de hidratação, a cada 15 dias.
3- Outras dicas simples que garantem diminuir a oleosidade são: não lavar os cabelos com água muito quente, prefira a água morna e fria e evite pentear o cabelo com muita força, já que, tanto a água quente, como a fricção do couro cabeludo com o pente e a escova, estimula as glândulas sebáceas a produzir oleosidade.
4- Se você não dá certo com produtos para cabelos mistos, invista em shampoo para cabelos oleosos, de limpeza profunda ou anti-resíduos. Porém, estes dois últimos não devem ser utilizados toda vez que lavar os cabelos.

5- Se a sua raiz não for tão oleosa, mas as suas pontas forem muito secas, não é aconselhável que lave todos os dias. Neste caso, lave a cada dois ou três dias, pois a oleosidade produzida na raiz leva 48 horas para chegar até as pontas.

Receitinha para cabelos mistos:
Após lavar o cabelo, enxague com uma mistura de água mineral com folhas de hortelã e alecrim - faça um chá e despeje esse líquido sem as folhas sobre o seu cabelo.

Cabelos Secos:

1- Invista em tratamentos à base queratina, aminoácidos ou lanolina. Hoje em dia, temos milhares de tratamento que até quem trabalha com cabelos desconhece! O que tem que fazer é procurar um especialista para direcionar qual é o mais indicado, ou ainda saber se necessário um mix de vários. 

2 - É importante higienizar a cabeça e o couro cabeludo com tratamentos especiais que refrescam e revigora os fios, como a esfoliação.

3- Devem-se tratar as pontas de maneira intensa, com banhos de creme, ampolas, óleos, sempre da metade do cabelo para baixo.

 4- “O cabelo seco deve ser lavado no máximo três vezes por semana. Porém, muitas mulheres fazem muito esporte e estão constantemente suando, o que pode ocasionar em mais bactérias na cabeça. Nestes casos extremos (de muita atividade física) recomendo lavar sempre que estiver sujo, e caprichar na hidratação, lembrando que a água nunca deve estar muito quente, e que a água fria no final da ducha é ideal para fechar os poros – acompanhada de uma leve massagem com os dedos no couro cabeludo”, esclarece o cabeleireiro Carlos Jamayka, do Salão Santo Fio.  

 5- Uma dica para ressecar menos o cabelo seco em casos de extrema necessidade de limpeza periódica é diluir um pouco o xampu em água mineral. Isso ajuda bastante, pois o pH do xampu fica menos ácido. 

6- Deve-se aplicar o condicionador e deixá-lo agir por no mínimo cinco minutos nos fios. Quem tem o cabelo seco naturalmente, ou seja, o ressecamento não é resultado de processos químicos, o condicionador pode ser aplicado na raiz também.

Receitinha para cabelos secos:
Uma receita básica e barata consiste em bater no liquidificador um abacate e pingar algumas gotinhas de vitaminas A, D e E. Junte uma clara de ovo e passe essa pasta pelos cabelos (depois de bem lavados) e deixe atuando por vinte minutos. Depois lave com bastante água.



Erros comuns com os cabelos:
Não se deve esfregar a toalha no cabelo ainda úmido, pois pode levar a quebra. Não se podem usar produtos hidratantes em raízes oleosas. Quando for fazer escola nunca colocar o secador próximo aos cabelos, não se deve dormir com cabelos molhados nem utilizar elásticos de metais. 


Quer dar brilho ao cabelo? Anote as dicas do Fernando Torquatto!
1- Uma boa ducha de água gelada depois de enxaguar os cabelos garante o brilho dos fios.
2- Evitar excesso dos produtos e secador.
3- Sempre que possível deixe os fios secarem naturalmente. 



Já ouviu falar em trança grega? Se nunca ouviu falar confira neste tutorial como fazer um penteado de trança grega, bastante adequado para cabelos compridos.
Prático, único e muito estiloso para ser caprichado naquela ocasião importante.



Confira também um penteado para cabelos curtos:



Bom meninas, espero que tenham gostado desse post especial sobre cabelos!!! Beijão.


3 comentários: